Aikido é base de novo espetáculo de teatro em São Paulo

A união de experiências pessoais com técnicas do Aikido é base do novo espetáculo solo de teatro da atriz Renata Mazzei, do CEPECA (Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator).

Separação de Corpos é um projeto que une elementos de expressão corporal e técnicas da arte oriental aikido para contar a trajetória emocional de uma mulher que se separa do marido.

A estreia é dia 8 de agosto, sábado, às 19 horas na Sala Experimental do TUSP . A temporada acontece aos sábados e domingos até 30 de agosto.

Concebida a partir das experiências pessoais da atriz e diretora, a dramaturgia, assim como todo o projeto, nasceu em meio à desordem da separação conjugal enfrentada por Renata em 2007. Diante da ebulição emocional gerada pela situação, a atriz alcançou os estímulos necessários para que, por meio de improvisações, construísse o roteiro e as cenas. “Quando comecei a criar a peça estava vivendo o fim de uma relação de 10 anos. Fui pega de surpresa, estava muito confusa, deprimida, angustiada e isso me trouxe uma turbulência emocional muito grande”, conta Renata.

Assim, das emoções, veio a criação: “Estava com meu mestrado atrasado, com dificuldade de me concentrar nele. Decidi, então, destrinchar esse tema, por uma necessidade íntima, como forma de entender o que eu estava vivendo e de me limpar de toda a carga negativa que uma separação traz. Não queria que isso fosse simplesmente uma terapia, mas que se transformasse em uma obra de arte com a qual outras pessoas pudessem se identificar”, explica Renata.

SEPARAÇÃO DE CORPOS

Estreia dia 8 de agosto, sábado, às 19 horas, no TUSP – Sala Experimental.
Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – Tel. (11) 3255-7182.
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Ingressos podem ser reservados por telefone ou pessoalmente na administração do teatro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Ingressos – R$ 20,00 (meia-entrada para estudantes, idosos e classe artística).
Estacionamento conveniado: Rua Maria Antônia, 176 – R$ 6,00 mediante apresentação do carimbo ou comprovante de entrada.

CategoriasSem categoria

3 respostas para “Aikido é base de novo espetáculo de teatro em São Paulo”

  1. Tentei comparecer hoje (15/08) à peça, porém cheguei à bilheteria 4 minutos após o início da mesma (pelo que me informou a atendente) e não fui autorizado a entrar, mesmo estando sozinho e havendo lugar na platéia.

    Impressionante como a atendente e os organizadores de tal espetáculo são rígidos e apegados à determinadas regras (que também não tem muito fundamento) como se fossem simples máquinas; como se fossem robôs impensantes. Um evento cultural feito por seres humanos para seres humanos. Pena eles não perceberem que estão lidando com seres humanos.

    Foi decepcionante dirigir 35 minutos para chegar ao teatro, ser informado que estava 4 minutos atrasado e ter de dirigir mais 35 minutos de volta para casa refletindo sobre a rigidez de certas pessoas.

    Foram 4 minutos que poderiam ter dado uma boa primeira impressão a favor da peça e do TUSP, mas que acabaram me marcando com uma péssima impressão e percepção de ambos.

    Fica aqui o relato do ocorrido e meu desabafo.

    Saulo Fong

  2. Infelizmente, vc tem que respeitar os horários das coisas, se fosse o seu espetaculo vc gostaria de respeito , pois ve-se que não conhece TEATRO feito por humanos.

  3. Respeito é um conceito subjetivo.

    É diferente para cada um.

    Nos meus treinos, por exemplo, meus alunos podem chegar e treinar o quanto quiser. Deixo a responsabilidade com cada um. É assim que eu os respeito. Eu não me incomodo com isso. Portanto, se fosse meu espetáculo cada um poderia entrar e sair a hora que quisesse.

    A vida não é um sistema exato. Há imprevistos. Seres humanos não são máquinas.

    Ninguém “tem que” nada. Tudo é uma opção. E tudo tem consequências. A pergunta é: você está disposto a assumir as consequências ?

    Na divulgação de tal evento não havia nenhuma menção de que não seria permitida a entrada após o início do espetáculo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *